Ciclo Apeb Especial 14-05-2013

 

VOUS ÊTES CONVIÉ(E) À LA PROCHAINE SÉANCE
DU CICLO APEB ESPECIAL:

DATE: 14/05/2013, mardi.

HORAIRE: 20h00. LIEU: Maison du Brésil.

 

Table ronde: ENCONTROS NO DESCONFORTO: DIÁLOGOS ENTRE A LINGUÍSTICA,
A PSICOLOGIA E AS CI
ÊNCIAS SOCIAIS

 

A mesa Encontros no desconforto busca refletir sobre a inquietude provocada pelo processo de pesquisa a partir da apresentação de três trabalhos vinculados às disciplinas linguística, psicologia e ciências sociais. Cada um deles questiona, a seu modo, a relação estabelecida entre pesquisador e pesquisa, provocada pelo desconforto do pesquisador em relação a certo modo de fazer ciência e/ou de produzir conhecimento nessas disciplinas, e o próprio processo de escritura de um texto científico. A partir desse questionamento, o qual evoca as escolhas teórico-metodológicas assumidas, a discussão se insere de forma mais ampla no domínio das ciências humanas e sociais e trata, especificamente, sobre o papel do pesquisador da área de humanidades na contemporaneidade. Desse modo, com olhares distintos, mas que se encontram, as apresentações mostram a forma como as pesquisas estão sendo conduzidas a partir das seguintes especificidades de seus lugares de fala:

Psicologia (Bianca Spohr: doutoranda em psicologia pela Universidade de São Paulo, em estágio na Université Paris -Diderot, bolsista CAPES): Como se conta a história de um texto que coloca em questão os procedimentos tradicionais da biografia? Mostrar essa virada metodológica implica colocar em questão também o modo próprio de fazer pesquisa e de apresentá-la.

Linguística (Geovana Soncin: doutoranda em linguística pela Universidade Estadual Paulista, em estágio na Université Paris X – Nanterre, bolsista FAPESP no Brasil, bolsista CAPES na França): A significação de um texto implica a consideração do sujeito que o escreve e da sua história no interior das práticas sociais de linguagem; assim, a escrita não pode se reduzir a um sistema, é preciso considerar uma história complexa e heterogênea da produção dos sentidos.

Ciências Sociais (Mariana Ramos de Morais: doutoranda em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales, bolsista CAPES): Como escapar da linearidade do texto acadêmico quando os caminhos da pesquisa são múltiplos e entrecruzam? Além de refletir sobre essa questão, busca-se pensar também sobre a escritura do texto sobre o outro e com o outro.

 

L’entrée est libre et gratuite. Les présentations seront suivies d’un cocktail.

Si vous voulez soumettre une proposition de communication, merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cientifico@apebfr.org

Partenaire:

Nouvelle image (1) site

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.