Ciclo Apeb Especial 11-06-2013

 

VOUS ÊTES CONVIÉ(E) À LA PROCHAINE SÉANCE 
DU CICLO APEB :

DATE: 11/06/2013, mardi.

HORAIRE: 20h00. LIEU: Maison du Brésil.

 

Table ronde: DIFERENTES FACES DA LINGUÍSTICA NO ESTUDO DOS DISCURSOS

Convidamos a todos para uma breve discussão sobre diferentes perspectivas no estudo dos discursos, aproveitando a oportunidade do encontro de pesquisadores de linhas de pesquisa diferentes, dentro do campo da Linguística. Acreditamos que seja um excelente momento para difundir e debater algumas pesquisas desenvolvidas em três universidades brasileiras distintas (UNESP; UNICAMP e UFMG). Esperamos, a partir deste encontro, promover uma breve reflexão sobre as questões que envolvem o tema aqui proposto.

ARGUMENTAÇÃO E EXPLICAÇÃO: DIFERENÇAS E INTERSECÇÕES NA LINGUAGEM DA CRIANÇA
ALESSANDRA JACQUELINE VIEIRA – Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Université Sorbonne Nouvelle Paris 3. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Nossa apresentação tem por objetivo estabelecer uma relação entre as condutas explicativa e argumentativa produzidas na fala de crianças, filmadas em situações de interação com os pais, em contextos habituais da criança (como refeições, brincadeiras etc.). Para tanto, analisamos os dados de uma criança brasileira (G.), uma francesa (Ma.) e uma bilíngue (francês-português, M.), coletados dos dezoito aos trinta e seis meses de idade.

DIZERES DO SENSO COMUM SOB UM OLHAR DISCURSIVO.
FERNANDA MORAES D’OLIVO – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Esta apresentação tem como objetivo apresentar reflexões sobre o senso comum pensado discursivamente. Notícias e reportagens da mídia e folhetos de cordel que tratam do mesmo assunto configuram o material que compõe o corpus deste trabalho. As análises serão sustentadas no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso de perspectiva materialista.

IMPREGNAÇÃO E DISCURSO: APONTAMENTOS PARA UMA PERSPECTIVA COGNITIVA NÃO-INATISTA 
ARGUS ABREU DE MORAIS – Universidade Federal de Minas Gerais (Poslin/UFMG). Université Paris-Est Créteil (UPEC) – Centre d’étude des discours, images, textes, écrits, communication (Céditec). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O presente trabalho pretende analisar o processo de impregnação dos discursos, almejando investigar o que torna possível aos sujeitos adquirirem, no decurso da sua existência, variadas competências discursivas. Se algumas vertentes francesas da Análise do Discurso possibilitaram avanços significativos na compreensão de fenômenos como a leitura, a produção textual, a semântica em relação à sintaxe e à morfologia, ainda parece ser necessário avançar sobre uma perspectiva discursiva que leve em consideração a aprendizagem, em nossos termos, a impregnação discursiva. Dito isso, perguntamo-nos: como definir o processo de impregnação a partir da interface entre o linguístico, o discursivo e o cognitivo nos sujeitos?

 

L’entrée est libre et gratuite. Les présentations seront suivies d’un cocktail.

Si vous voulez soumettre une proposition de communication, merci de nous contacter à l’adresse : diretor.cientifico@apebfr.org

Partenaire:

Nouvelle image (1) site

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.