Ciclo Apeb Especial 26-06-2013

VOUS ÊTES CONVIÉ(E) À LA PROCHAINE SÉANCE 
DU CICLO APEB :

DATE: 25/06/2013, mardi.

HORAIRE: 20h00. LIEU: Maison du Brésil.

 

Table Ronde – Análises sociológicas no Brasil contemporâneo

 

A proposta desta mesa redonda é realizar um debate a partir de três pesquisas do campo sociológico, as quais são desenvolvidas levando em conta realidades atuais do cenário brasileiro. A primeira pesquisa, cujo campo empírico é o estado do Maranhão, desenvolve-se a partir dos temas Ação Pública e Meio Ambiente voltados para o uso e gestão de recursos relacionados ao Rio Itapecuru-MA. A segunda pesquisa analisa a Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Belém/Pará, particularmente, dos egressos de ensino superior. Finalmente, a terceira pesquisa analisa as relações de gênero relacionadas às trajetórias de trabalho/qualificação de homens e mulheres em distintas cooperativas de Economia Solidária, as quais são situadas nos Estados de Pernambuco e São Paulo.

A seguir, breve resumo sobre cada uma delas.

O RIO ITAPECURU-MA: TERRITÓRIO DA AÇÃO PÚBICA
RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES – Universidade Federal do Pará (UFPA). Université Paris Nord 13. Bolsista CAPES.

A exposição baseia-se na proposta de pesquisa de doutorado que visa compreender e acompanhar dinâmicas que envolvem uso e gestão de recursos naturais na APA Upaon-Açu/Miritiba/Alto Preguiças-MA, mormente o Rio Itapecuru e seus insumos. Considera-se o rio como território sujeito a intervenções políticas, técnicas e econômicas da ação local. Esta ação local se refere à multiplicidade de atores públicos e privados, que conduz intencionalmente efeitos de negociação e relações entre a agenda política, científica e econômica relacionadas aos recursos naturais em questão. Assim, analisa-se o contexto de precariedade institucional no que tange às respostas às exigências da ambientalização. Tal precariedade é revelada na ausência de uma arena de debates sobre os riscos a que está exposta a Bacia do Itapecuru, onde incide uma modalidade de Unidade de Conservação de Uso Sustentável.

OS JOVENS DE NÍVEL SUPERIOR NO MERCADO DE TRABALHO PARAENSE: SUAS PERCEPÇÕES E FORMAS DE INSERÇÃO
IVANETE MODESTO DO AMARAL – Universidade Federal do Pará (UFPA)Université Paris Nord 13. Bolsista CAPES.

A pesquisa analisa a atual situação dos jovens no mercado de trabalho, particularmente dos egressos de ensino superior em Belém do Pará, norte do Brasil. Discute o trabalho dessa categoria e a maneira como eles se inserem nesse mercado, diante do cenário de transformações do mundo do trabalho, com o aumento da competitividade, da demanda por experiência e por qualificação, principalmente, para quem busca o primeiro emprego. Parte-se do pressuposto de que os egressos universitários são profissionais qualificados a ingressarem no mercado de trabalho, com maiores possibilidades de ascender socialmente. Entretanto, a conexão entre escolaridade e mercado de trabalho, não se dá de forma direta, mas, por meio de outros elementos relacionados às características dos egressos, entre as quais as redes de relações sociais. Rede Social é uma das categorias discutidas neste estudo.

TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO: AVANÇOS E LIMITES EM COOPERATIVAS NO BRASIL
CAROLINA ORQUIZA CHERFEM – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). FAPESP. GTM/CRESPPA. Genre, Travail et Mobilité Social. Bolsista CAPES.

As cooperativas de Economia Solidária emergiram no Brasil durante a década de 90, como tentativa de enfrentamento do desemprego de massa que atingia o país. Tais cooperativas apresentaram os objetivos de construir novas relações de trabalho pautadas na democracia, solidariedade e autogestão. Os estudos sobre o tema indicam, contudo, certa contradição entre o discurso e a prática dessas organizações. Porém, para a compreensão destas contradições é fundamental analisá-las a partir das relações de gênero e da divisão sexual do trabalho: quais são as bases ideológicas e materiais dos sistemas de opressão de classe e gênero que continuam sendo reproduzidos nessas cooperativas? Dessa forma, a pesquisa analisa os limites e avanços de quatro cooperativas no que tange à organização/formação política e qualificação profissional de seus trabalhadores e trabalhadoras.


L’entrée est libre et gratuite. Les présentations seront suivies d’un cocktail.

Si vous voulez soumettre une proposition de communication, merci de nous contacter à l’adresse :diretor.cientifico@apebfr.org

Partenaire:

Nouvelle image (1) site

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.