Café de ideias 07/08/2014

 

café-de-ideias-cinza_peq

VOUS ÊTES CONVIÉ(E) À LA PROCHAINE RENCONTRE
DU CAFÉ DE IDEIAS ESPECIAL:

DATE: 07/08/2014, jeudi.

HORAIRE: 20h.

 LIEU: Cafétéria de la Maison du Brésil.

L’APEB-Fr, en partenariat avec les résidents de la Maison du Brésil et leur Comité, est heureuse de vous annoncer ce nouvel espace de discussion. Le Café de Ideias prétend être un espace de livre débat où un animateur propose un sujet, lancé à partir d’une introduction non exhaustive, et où chacun a le droit à la parole pour en discuter.

 « Por que é necessária uma reforma política no Brasil? »

Francine IEGELSKI

Paulo BODZIAK

Tiago ALMEIDA

 

O tema da reforma do sistema político não é novo no Brasil. Porém, no ano passado, as grandes manifestações de junho e julho recolocaram na ordem do dia a sua necessidade. Milhões de brasileiros, a maioria jovens, foram às ruas para lutar por melhores condições dos serviços públicos e acabaram revelando uma profunda crise de representatividade. Naquele momento, a multidão nas ruas reconhecia que não basta apenas escolher candidatos melhores e mais honestos, mas que é preciso transformar profundamente as instituições políticas do Estado brasileiro.

A atual crise da representação democrática é um sintoma dos limites da Constituição de 1988. Naquela época, foi o mesmo Congresso Nacional, eleito sob as regras herdadas da ditadura, que compôs o Congresso Constituinte. Além de não ser democraticamente eleito exclusivamente para escrever a Constituição, aquele Congresso também não era soberano, pois estava sob a tutela do Judiciário e do Executivo formado a partir da “transição conservadora” do Colégio Eleitoral. A consequência é que, após quase 30 anos do fim do regime militar, o sistema político continua incapaz de dar vazão às aspirações de democracia e de justiça social do povo brasileiro.

O atual Congresso, desmoralizado e rejeitado nas ruas, é determinado pelo poder econômico das empresas privadas que financiaram candidaturas para obter vantagens nas decisões políticas. Por isso, deixar em suas mãos a iniciativa de uma reforma política é exatamente o contrário do sentimento por trás das grandes manifestações do ano passado. Quando a população se põe em movimento por seus interesses e direitos, a ela deve ser devolvida a palavra. A poucos meses das eleições, o momento é de discutir como pôr em prática uma reforma política verdadeiramente democrática, na qual o povo será o protagonista.

Venez nombreux et nombreuses ! L’entrée est libre et gratuite.

Si vous voulez soumettre une proposition de discussion, merci de nous contacter à l’adresse :

cafedeideias@apebfr.org

 Partenaires :

Nouvelle image (1) siteComite site

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.