A Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR) se manifesta contra a possibilidade de drásticos cortes orçamentários das universidades federais, conforme anunciado nesta semana pelo governo federal.
Conhecemos a realidade da comunidade universitária bem como sua inegável contribuição ao desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil e sua imprescindível necessidade de investimento. Sem dúvida, o argumento de que é necessário investir na educação de base é válido. Entretanto, ele não deve de forma alguma ser usado para justificar tais cortes como se fossem problemáticas excludentes.
Um baixo financiamento inviabilizará incontestavelmente o funcionamento adequado de instituições e a continuidade de iniciativas reconhecidas internacionalmente e que, é sabido, fornecem serviços fundamentais à sociedade e ao desenvolvimento do país como um todo.
Enquanto espaço de recepção, de difusão e de valorização da pesquisa brasileira na França, a APEB-FR se preocupa com os impactos de tais medidas sobre a ciência brasileira, temendo, no longo prazo, sua invisibilidade no cenário internacional.