#Colloque2022 “Bicentenário da independência do Brasil : balanço e perspectivas” | chamada para comunicações

Colóquio Internacional APEB-FR 2022Chamada para comunicações
Bicentenário da independência do Brasil : balanço e perspectivas

Baixe aqui a chamada completa. | Téléchargez ici l’appel complet.

O ano de 2022 assinala as celebrações oficiais dos 200 anos da emancipação política do Brasil. A data marca o início da história deste país enquanto nação autônoma, processo da maior complexidade que não deixa de inspirar novas abordagens no presente. Por esta razão, a Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França – APEB-FR convida a comunidade acadêmica e científica para participar do Colóquio Internacional “Bicentenário da independência do Brasil: balanço e perspectivas”. O encontro será realizado nos dias 24 e 25 de junho de 2022 em Paris. As propostas de comunicação (resumos) deverão ser enviadas até 30 de março de 2022 15 de abril de 2022 (prorrogação).

Mais do que um evento meramente comemorativo, este colóquio visa propor uma reflexão crítica da efeméride em causa, considerando a sua inserção em um conturbado contexto político interno agravado por uma conjuntura global assolada pela pandemia de Covid-19. Trata-se, sobretudo, de colocar em perspectiva esses duzentos anos de independência, a fim de identificar as mudanças e rupturas, bem como as constâncias e estagnações do país. A partir de um ponto de vista interdisciplinar, o evento priorizará abordagens sobre a trajetória do Brasil, desde o seu processo de autodeterminação até o presente. Essencialmente, discutiremos problemáticas de cunho histórico, econômico, político, sociológico, antropológico, filosófico, artístico, literário, entre outras áreas de produção do conhecimento científico.

Em um momento marcado pelo revisionismo e pela ressignificação de fatos, de personagens históricos e de discursos sobre a história, algumas questões merecem ser tratadas com atenção: Quem interpretou e quem interpreta o Brasil contemporâneo? Que sentidos revestem a noção de “independência brasileira” nos imaginários e nas práticas sociais? Que perspectivas e que práticas decoloniais se manifestam no Brasil atual? Podemos falar em uma identidade brasileira? Como têm se desenvolvido as teorizações sobre a formação do Brasil como nação? Que paralelos podemos traçar entre a ideia de um Brasil-nação e o fim do Brasil colônia? Há hoje um projeto de Brasil? Qual(is) o(s) Brasil(is) possível(is)? Longe de serem exaustivas, essas indagações devem ser consideradas como pistas da diversidade de temas e perspectivas que poderão ser explorados no evento.

Regras para o envio de resumos:

As línguas oficiais do colóquio serão o português e o francês. As propostas de comunicação poderão, portanto, ser submetidas em uma das duas línguas e deverão conter entre 300 e 500 palavras e 5 palavras-chave. Os resumos devem ser enviados para o e-mail colloque@apebfr.org até o dia 30 de março de 2022 15 de abril de 2022 (prorrogação). Os dados referentes aos autores(as), bem como sua área disciplinar e o título da proposta deverão ser indicados no corpo do e-mail.

Critérios de seleção:

  • Clareza da proposta, que deve apresentar de forma breve a temática, a metodologia e as principais questões e/ou resultados da pesquisa.
  • Pertinência do trabalho submetido, levando em conta seu interesse científico e sua adequação ao tema do colóquio APEB-FR 2022.

Os pesquisadores(as) que tiverem seus trabalhos aceitos deverão efetuar o pagamento de 10 euros via o site da APEB-FR [Associe-se – APEB-FR (apebfr.org)]. O valor é relativo à taxa única de adesão à associação, que servirá para validar a inscrição no evento.

Comitê científico e de organização:

Isabel Barros Felix (Université Catholique de Louvain, GEMCA) ; Karla Candeia (École des hautes études en sciences sociales, IIAC) ; Tiago Cesar (Universidade Católica de Pernambuco, PPGH) ; Júlia Donley (École des hautes études en sciences sociales, CRAL) ; Naara Fontinelle (Université Sorbonne Nouvelle, UFMG, PPGCOM) ; Frederico Lyra (Université de Lille, CEAC) ; Camila Moreira Cesar (Université Sorbonne Nouvelle, IRMÉCCEN) ; Katherine Nakad Chuffi (Université Sorbonne Nouvelle, IRCAV) ; Lorreine Petters (Université de Grenoble-Alpes, GRESEC) ; Rebecca Portela Melo (Universidade Federal de Pernambuco, PPGS) ; Camila Salles (Sorbonne Université, GRIPIC) ; Maria Teixeira (Sorbonne Université, CRIMIC).

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.