Nota APEB-FR: Eleições 2022 – Democracia e Independência

Nota da Diretoria da APEB-FR no Bicentenário da Independência do Brasil

A Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França, ao longo de quase quatro décadas de história, sempre pautou sua atuação pela defesa do Estado de Direito e pela valorização da educação e da pesquisa científica como motores de uma pátria independente e soberana.

O Brasil comemora duzentos anos de independência política. Em sua jovem história, regimes políticos autoritários e democráticos se sucederam pendularmente. Atualmente vivemos em um período democrático arquitetado e regido pela Constituição de 1988, originária de um acordo político que fundou o Estado Democrático de Direito, garantiu direitos fundamentais e idealizou uma sociedade justa e solidária.

São alguns desses valores que estão em jogo.

A democracia é uma utopia em qualquer lugar do mundo, nunca sendo perfeitamente alcançada. Sempre haverá críticas relevantes a serem feitas para fomentar o aperfeiçoamento do sistema eleitoral vigente, o método de votação, os meios de participação popular – e essas críticas são o material que robustece o edifício democrático. Elas não desconhecem os passos que já foram dados pelo Estado e pelos Povos Brasileiros na realização de sucessivos pleitos desde o final da ditadura, eleições limpas e com apurações eficientes.

Diante do contexto das eleições gerais de 2022, a diretoria da APEB-FR vem reforçar a importância de valorizar e de proteger a democracia dolorosamente parida e sustentada ao longo da história do Brasil. O respeito aos trâmites do processo eleitoral e o cumprimento das políticas de transparência, de forma a garantir a confiança nas instituições e nos representantes eleitos.

Repudiamos todo o questionamento lançado sem base racional contra instituições e procedimentos tradicionalmente aceitos nos processos de coleta e de contagem de votos. Exortamos os candidatos e as candidatas a promoverem uma campanha esclarecedora de suas propostas e intenções para que os eleitores possamos tomar uma decisão de voto livre e não guiada por boatos e falsificações. E que, ao final, o resultado das urnas seja soberano.

Ademais, ansiamos que eleitos e eleitas, nos Poderes Executivo e Legislativo, implementem políticas de valorização da educação e de ciência, tecnologia e inovação, pelo aumento dos investimentos nestes setores, pela garantia orçamentária de financiamento de projetos e institutos de ensino e pesquisa e pelo apoio a estudantes e pesquisadores brasileiros. Como parte deste processo, fortaleçam a diplomacia com nações que cooperem com tais objetivos, como é o caso das fraternas e relevantes relações entre o Brasil e a França.

Nossa manifestação é simples, mas não anódina. Vivenciamos ao mesmo tempo um momento de reflexão e um ponto decisivo da nossa história, e só a firme defesa dos passos dados e a busca por um melhor horizonte viabilizam a continuidade do caminhar.

7 de setembro de 2022
A Diretoria da APEB-FR

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.