10.4. Rennes

10.4.1. Sobre a cidade de Rennes

A capital de Bretanha é hoje, na França, uma das melhores cidades para se viver. É também uma das mais caras, mas os aluguéis ainda são bem melhores do que em Paris. Outras vantagens : maior segurança, muito pouca poluição, grandes espaços verdes, circulação excelente, bons transportes — metrô e ônibus muito confortáveis.

Com aproximadamente 55.000 estudantes, a cidade tem um alto nível cultural durante todo o ano. Representa um dos grandes pólos de pesquisa na França, com os principais centros repartidos entre Rennes 1 e Rennes 2-Haute Bretagne. O Aeroporto, como a « Gare de trains », assegura ligações para o interior da França e para a Europa com eficiência. Em resumo, o único problema que a cidade nos coloca é seu alto custo de vida. Beleza arquitetônica, conforto, segurança e cultura, eu diria, são suas principais vantagens. No inverno não é tão frio, ao contrário de Paris e outras regiões da França.

O « Guide Pratique Vivre à Rennes », editado pela administração da cidade é muito completo. Nele o estudante encontrará todas as informações necessárias para se orientar nas diferentes etapas de sua chegada. O preço é de 2 euros e talvez seja possível pedi-lo por e-mail, o que seria de grande ajuda, pois já do Brasil se poderia fazer contato para informaçoes ou dossiês à entregar. Eles podem enviar gratuitamente, basta explicar ou pedir em nome do Laboratório ou da sua Faculdade de origem no Brasil. Pedir junto o « plan de la ville » ou seja, o mapa da cidade. Aí vai o endereço :

Ville de Rennes
B.P. 3126 — 35031 Rennes Cedex
Tel 02.99.28.55.55
Fax 02.99.28.57.78
http://www.ville-rennes.fr/
e-mail : 

10.4.2. Sobre a Universidade

A Université de Haute Bretanhe se divide em Rennes 1 et Rennes 2. A primeira, Ciências Biológicas e Tecnológicas, a segunda Ciências Humanas e Sociais.

O site é : http://www.uhb.fr/

Para informaçoes sobre os diferentes DEA e Ecoles Doctorales acessar no site o item Recherche.

A UHB integra a relação de universidades francesas da Rede Santos Dumont, o que pode possibilitar não fazer o DEA se o estudante brasileiro tiver seu Mestrado no Brasil.

10.4.3. Moradia Estudantil

Como na maioria das cidades universitárias francesas da Província, as ofertas em Rennes se concentram no Centro Regional de Obras Universitárias — CROUS, que possui o controle das Residências Universitárias e um cadastro de oferta de apartamentos particulares.

CROUS-Rennes
7, Place Hoche
B.P. 115 — 35002 Rennes Cedex
Tel.: 02 99 84 31 31
Fax:  02 99 38 36 90
Horários: 8h30 à 18h
Site: http://www.crous-rennes.fr/

Este caso será para os que tem menos de trinta anos e minha opinião pessoal é de que o orientador francês deve tentar ser gentil e enviar o dossiê para seu estudante, pois nem sempre os funcionários são amáveis e disponíveis. Para aqueles que não se enquadram nos requisitosda moradia estudantil, o próprio CROUS da Place Hoche mantém uma agência de locação de imóveis entre particulares e estudantes. Os anúncios são colocados no mural e só tem acesso ao nome e telefone do proprietário o estudante universitário, que se dirige então ao balcão onde ele poderá pedir ate cinco referências de imóveis. O « Bail » ou seja o contrato, é direto como o proprietário, melhor do que passar por uma agência imobiliária que pede fortunas de taxas. Há o depósito, chamado « caution » que geralmente fica em torno de dois meses de aluguel no melhor dos casos ou três meses. Ele é devolvido no final da locação, integramente ou parcialmente, dependendo do estado do imóvel no momento da entrega.

Este serviço do CROUS chama-se Service "Logement en ville" e a partir do 22 de agosto de cada ano já se pode consultar os anúncios. O endereço é o mesmo citado acima. Obviamente as melhores ofertas saem primeiro, então é muito importante chegar em Rennes e ir direto ver quais são as possibilidades, e se possível pela manhã.

Lembramos ainda que, de posse de sua "carte de séjour", você tem direito e pode solicitar auxílio-moradia à Caixa de Assistência Familiar de Rennes, cujas coordenadas são:

CAF Rennes
Cours des Alliés
De segunda a sexta, de 8h a 17h
Tel. 02 99 29 19 99
Site: http://www.rennes.caf.fr/

Dicas: Ter um cartão telefônico com bastante « unités » para poder marcar os « rendez-vous » com os proprietários. É claro que o estudane já estudou o mapa da cidade e já tem uma boa noção de como se locomover por ônibus ou metrô. Táxi é caríssimo e só funciona no telefone, pois nao é como no Brasil, onde a gente fica esperando aparecer um na esquina. Aqui, se você faz sinal eles dificilmente vão parar, pois estão em trânsito atendendo a alguma chamada.

Para solteiros ou casal sem crianças existe uma agência que pode valer a pena consultar:

TOP CAMPUS
Résidence avec services para-hoteliers pour étudiants 
et personnes en stage ou formation.
http://www.topcampus.fr/

Os preços, entretanto, não são dos melhores.

Para obter uma lista completa das agências de imóveis em locação o melhor e obter o « Guide Pratique de Rennes », como já dito.

Centre Information Jeunesse Bretagne (C.I.J.B.)
Maison du Champ de Mars
6, cours des Aliiés
35043 Rennes Cedex

Neste centro, que fica na mesma praça da Caisse d'Assurance Maladie e da CAF - Caisse d'Allocations Familiales, o estudante poderá obter boas informações sobre diversos aspectos da vida cultural em Rennes

Ver ainda informacoes sobre Providencias Administrativas. Sugestoes : Carte de Sejour, Assurance Maladie, CAF, Complementarité etc.