7.2. Bolsas de estudo francesas e internacionais

7.2.1. Em toda a França

7.2.1.1. Programme de Bourses d'Excellence EIFFEL

Administrada pela EGIDE, a Bolsa Eiffel foi criada em 1999 pelo Ministério de Relações Exteriores. A Eiffel é exclusiva para estudantes estrangeiros, sobretudo de países "emergentes" - entre os quais se inclui o Brasil. É limitada à áreas consideradas estratégicas, quais sejam: Ciências exatas (engenharia); Economia e Gestão; Direito e Ciências políticas.

Critérios de inelegibilidade:

  • Os candidatos devem ter no máximo 30 anos no ano de seleção;

  • Os candidatos não devem já se beneficiar de outra bolsa de estudos do governo francês;

  • Os candidatos que já tenham sido recusados em seleção anterior não podem se reapresentar;

  • Os candidatos não devem ter a profissão de ensino ou de pesquisa como plano futuro (dica: não incluir esta alternativa de plano pessoal futuro na carta de motivação).

Período de inscrições abre a cada ano normalmente em dezembro ou janeiro, com o prazo máximo para entrega do dossiê em 14 de fevereiro. O resultado da seleção sai na segunda quinzena de abril e a bolsa começa a ser paga a partir do ano universitário que se segue (setembro ou outubro), em alguns casos podendo vigorar a partir de julho (por exemplo, no caso de estudantes que tenham a necessidade de fazer um curso de francês).

A bolsa tem a duração do curso demandado. No caso de bolsas de doutorado (três anos), é renovada a cada ano tendo em conta uma carta do diretor de pesquisa. O valor da bolsa é de 1181 EUR, aos quais se acrescenta 114,34 EUR a título de ajuda de custo com moradia. A viagem de ida e volta é custeada. No caso de doutorado, é ainda possível viagem anual de pesquisa cujo bilhete ida/volta é custeado.

Para mais informações: http://www.egide.asso.fr/eiffel

Delegações regionais da Égide (Paris e Província):

Paris: 0140405836 ou 

Lyon: 0478692899 ou 

Marseille: 0491299700 ou 

Montpellier: 0467589212 ou 

Strasbourg: 0388143883 ou 

Toulouse: 0561772662 ou 

Bordeaux: 0557815331 ou 

Clermont-Ferrand: 0473344497 ou 

Grenoble: 0476129200 ou 

Nancy: 0383176789 ou 

Nantes: 0240740121 ou 

Poitiers: 0549608828 ou 

7.2.1.2. Bolsas do "Réseau Français d'Études Brésiliennes"

O "Réseau Français d'Études Brésiliennes" fornece bolsas há mais de 40 anos. Ao menos dois tipos de bolsas fazem parte do programa de forma continuada: bolsas de pesquisa e bolsas "d'aide à la mobilité" (ajuda de custo em pesquisa de campo no Brasil). Para mais informações, confira o site: http://www.ambafrance.org.br/refeb/

7.2.1.3. Programa ALBAN da União Européia

A Comissão Européia adotou em 2002 o programa ALBAN, um programa de bolsas de pós-graduação destinado exclusivamente para 18 países da América Latina. Acredita-se que cerca de 3900 estudantes se beneficiem destas bolsas, na União Européia, nos próximos nove anos (63 bolsas foram concedidas ao Brasil em 2003). O período de estudos pode ir de seis meses a três anos, dependendo do nível da formação e do projeto previsto.

Para maiores informações, consulte o site: http://www.programalban.org/ (disponível em português). E-mail:

7.2.1.4. Programme "ERASMUS MUNDUS"

A União Européia acaba de lançar um novo programa de cooperação que vai apoiar a criação de mestrados e de bolsas de estudos para alunos do Terceiro Mundo. O Programa "Erasmus Mundus", em vigor desde janeiro de 2004, visa atrair estudantes e acadêmicos considerados de excelência nos países do Terceiro Mundo para as instituições européias de ensino superior.

Os interessados podem obter todas as informações necessárias no seguinte endereço eletrônico: http://europa.eu.int/comm/education/programmes/mundus/index_fr.html

7.2.1.5. Programme "Marie Curie Actions"

O programa "Marie Curie Actions" faz parte de conjunto de iniciativas que configuram a política comunitária de mobilidade de cientistas e pesquisadores, no âmbito do Sexto Programa-Quadro para Pesquisa e Desenvolvimento da UE. Prevê não só o treinamento de cientistas europeus dentro e fora da União Européia, mas também o treinamento de cientistas de terceiros países na UE. Referida política encontra-se consubstanciada no documento intitulado "Estratégia de Mobilidade no Espaço Europeu de Pesquisa", sob a forma de Comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu [COM (2001) 331, de 20/06/01, disponível no site do Serviço de Informação em P&D da Comissão Européia.

O programa Marie Curie de Bolsas Individuais financia a permanência, por um período de até dois anos, de pesquisadores de qualquer área do conhecimento, oriundos de terceiros países, para integrar redes européias de pesquisa (e vice-versa). O candidato deve comprovar experiência profissional de no mínimo quatro anos e ser detentor de diploma de doutorado. Não há limite de idade (critério recentemente abolido) e é possível garantir a continuidade do financiamento até o primeiro ano de retorno ("fase de reintegração") apenas no caso de pesquisador oriundo de países em desenvolvimento e economias emergentes ou em transição.

O interessado deve submeter seu pedido à Comissão Européia após contar com a anuência prévia da instituição receptora. As inscrições se encerram em 12 de fevereiro de 2004. Para 2004, o orçamento previsto é de 11 milhões de Euros. De acordo com os funcionários da Comissão Européia, são os seguintes os principais critérios de avaliação: qualidade, relevância e viabilidade do projeto; qualidade do pesquisador; e qualidade da Instituição receptora. Uma vez concedida a bolsa, o pesquisador deve se comprometer por escrito a retornar ao país de origem. Em caso de descumprimento da obrigação assumida, deve restituir o valor integral dos recursos recebidos.

Além das bolsas individuais, outras ações abertas à participação de nacionais de países de fora da União Européia são:

  1. treinamento de iniciação científica ("Early Stage Research Training"), para pesquisadores com menos de 4 anos de experiência, sem doutorado, de qualquer nacionalidade e idade;

  2. "Transferência de Conhecimento", programa que permite a contratação de especialistas com mais de 4 anos de experiência, com ênfase em esquemas de cooperação universidade-empresa;

  3. "Marie Curie Chairs" (cujo orçamento anual é de 5 milhões de Euros), que prevê a concessão de auxílio financeiro, por um período de até 3 anos, a pesquisadores individuais de qualquer nacionalidade que pretendam exercer atividades de ensino e/ou orientação de doutorandos na União Européia;

  4. "Excellence Grants" (cujo orçamento anual alcança 25 milhões de Euros), que financia o desenvolvimento de plano de trabalho de equipe de cientistas de alto nível a ser criada ou recém-criada para desenvolver pesquisa na União Européia, de até 4 anos de duração, com preferência para cientistas (de qualquer nacionalidade) que já tenham demonstrado mobilidade profissional ao longo da carreira.

Informações detalhadas sobre "Marie Curie Actions" podem ser encontradas no site: http://europa.eu.int/mariecurie-actions/

Contatos:

The Human Factor, Mobility and Marie Curie Actions
International Fellowships
European Commission
DG for Research
Square de Meeûs, 8
Tel: +322.295.59.76
Fax: +322.296.05.60

Promotion of Scientific Excellence
European Commission
DG for Research
Square de Meeûs, 8
Tel: +322.296.89.54
Fax: +322.296.33.08

7.2.1.6. Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford

O Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program - FP) oferece bolsas de mestrado e doutorado, no Brasil e no exterior, por até 3 anos, para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam seus estudos capacitando-se para promover o desenvolvimento de seus países, bem como maior justiça econômica e social. Para assegurar a diversidade de origem dessas lideranças, o Programa privilegia candidatos pertencentes a grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior. Os bolsistas deverão cursar programas de mestrado e doutorado em qualquer área do conhecimento relacionada aos 13 campos de atuação da Fundação Ford.

A Fundação Carlos Chagas é a instituição responsável pela coordenação, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Estão previstas seleções anuais no Brasil até 2007 — cerca de 40 bolsas concedidas anualmente. As candidaturas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção brasileira.

Calendário da Seleção Brasil

  • Envio da documentação: até 16 de janeiro

  • Avaliação das candidaturas: 17 de janeiro a 15 de junho

  • Anúncio dos resultados: a partir de 15 de julho

  • Início da bolsa: a partir da matrícula na pós-graduação.

(Atenção: as datas relacionadas acima podem sofrer modificações a cada ano, favor conferi-las no site do Programa)

Para mais informações, visite o site do Programa.

7.2.1.7. Bolsas do "Ministère de la Recherche"

O Governo francês, através de seu Ministério da Pesquisa, possui vários programas de bolsas nas mais diversas áreas de pesquisa. Algumas delas podem ser solicitadas por pesquisadores brasileiros. Confira a lista anual de bolsas no site: http://www.recherche.gouv.fr (link "appels à propositions").

7.2.1.8. Bourses d'Excellence MAJOR

Criado em 2000, esse programa de bolsas de excelência é voltado para categoria particular de estudantes estrangeiros: aqueles que seguiram seus estudos secundários em liceus ("lycées") franceses no estrangeiro e/ou titulares de um "baccalauréat" francês. As bolsas são concedidas para aqueles que pretendem entrar em "classe préparatoire" ou no "premier cycle" do ensino universitário na França. O Programa Major também concede bolsas àqueles que, tendo terminado o "premier cycle", pretendem prosseguir seus estudos até o grau de máster (BAC + 5). De 80 a 100 bolsas são concedidas a cada ano.

Para mais informações:

http://www.cnous.fr/etrangers/financement/major2002.pdf
ou http://www.cnous.fr/etrangers/financement/boursesexcellences.htm

7.2.2. Bolsas da Prefeitura de Paris

7.2.2.1. Bourses de Recherche de la Ville de Paris

Esta bolsa tem o objetivo de desenvolver cooperações entre centros de pesquisa parisienses e estrangeiros, sobretudo com países que desejam reforçar sua cooperação com a França. Criada em 2003, a bolsa de estudos da cidade de Paris está programada para abrir período de inscrições em maio de cada ano.

Público visado:

  • Pós-doutorandos: 10 bolsas de 12 meses ou mais (2500 EUR mensais)

  • Seniors: 5 bolsas de 2 a 6 meses (entre 3000 e 4000 EUR mensais)

Os custos de viagem ida e volta, bem como um seguro-saúde, ficam a cargo do programa.

Principais condições e critérios de seleção de candidatos:

  • Qualidade científica do candidato;

  • Trabalho em centro de pesquisa situado em Paris intra-muros;

  • Temática de pesquisa de interesse parisiense;

  • Critérios geográficos ligados aos acordos de cooperação com a cidade de Paris (o Brasil se encontra entre os países - 16 no total - que atende este critério).

Informações sobre a Bourse de Recherche de la Ville de Paris se encontram disponíveis no site da Prefeitura de Paris a partir do segundo trimestre de cada ano: http://www.paris.fr/fr/education/ens_sup/

Para mais informações:

DASCO/SDESUP
Ville de Paris
3, rue de l'Arsenal
75181 Paris cedex 04

7.2.2.2. Bourses de mobilité internationale de la Ville de Paris

De um montante mensal de 750 EUR, se destinam aos estudantes estrangeiros de 2 e 3 Ciclos que venham a Paris para efetuar estudos ligados a temática da cidade, nas mais diversas áreas. Uma dezena de estudantes podem se beneficiar desta bolsa a cada ano.

Para mais informações: http://www.paris.fr/fr/education/ens_sup/ ou diretamente na recepção da Prefeitura de Paris (metro Hotel de Ville, linha 1).

7.2.3. Bolsas de instituições internacionais e de organizações não-governamentais

Para conhecer a lista destas modalidades de bolsas, em sua maioria concedidas por associações e fundações, procure o guia bianual publicado pela UNESCO: