Capítulo 7. Bolsas de Estudo

Índice
7.1. Bolsas brasileiras ou em cooperação
7.2. Bolsas de estudo francesas e internacionais

Selecionamos abaixo algumas bolsas de estudo que podem ser solicitadas por pesquisadores ou estudantes brasileiros que desejam prestar estudos na França. Evidentemente, a lista abaixo não é exaustiva. Com efeito, há hoje várias maneiras de se obter financiamento ou ajuda de custo para estudar no exterior. Uma delas é entrar em contato diretamente com a universidade desejada, negociar uma bolsa ou desconto. Algumas universidades francesas possuem seu próprio serviço de bolsas, não hesite em contatar a que você deseja a esse respeito. Outra opção é procurar fundações ou outras entidades que fornecem bolsa ou "loan" (empréstimo a ser ressarcido quando o estudante terminar o curso e entrar no mercado de trabalho). Boa sorte!

7.1. Bolsas brasileiras ou em cooperação

7.1.1. Bolsas das agências federais de fomento

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia — MCT, fornece bolsas no exterior para doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado, estágio sênior e especialização. Para conhecer condições, prazos segundo a modalidade, tabelas de valores, entre outras informações, consulte o site: http://www.cnpq.br

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao Ministério da Educação - MEC, fornece bolsas no exterior somente para doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado. A CAPES é a agência federal de fomento com maior número de bolsistas no exterior, com média anual de aproximadamente 1.400 bolsistas. Para conhecer condições, prazos segundo a modalidade, tabela de valores, entre outras informações, consulte o site: http://www.capes.gov.br.

7.1.2. Acordos de cooperação CAPES/COFECUB e USP/COFECUB

São dois os acordos de cooperação científica da COFECUB (Comité Français d'Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil) com o Brasil em vigor. Um terceiro acordo, FAPESP/COFECUB, é voltado apenas para pesquisadores franceses (recém-doutores) que desejam realizar pós-doutorado no Brasil.

O CAPES/COFECUB, o mais geral, tem o objetivo de criar um sistema permanente de cooperação entre pesquisadores brasileiros e franceses na realização de programas de pesquisa científicos. A entrega de projetos para seleção ocorre entre janeiro e maio de cada ano. A seleção dos projetos, por sua vez, ocorre entre maio e outubro (mês que a Comissão Mista de Trabalho CAPES/COFECUB se reúne). Consulte mais informações no site da CAPES: http://www.capes.gov.br.

O USP/COFECUB é um sistema de cooperação acadêmica entre pesquisadores franceses e pesquisadores brasileiros ligados à Universidade de São Paulo (USP). A entrega de projetos para seleção ocorre entre fevereiro e maio de cada ano, e o resultado da seleção em outubro.

No âmbito da COFECUB, a ÉGIDE é desde maio 2001 responsável pela divulgação das chamadas de seleção e gestão das missões da CAPES e USP na França. Para mais informações sobre os acordos da COFECUB, consulte o site: http://www.egide.asso.fr/cofecub/

O Escritório da COFECUB na França se situa na Universidade de Aix-Marseille III. As coordenadas são:

Bureau du COFECUB
Université Aix-Marseille III
BP 80
13545 Aix-en-Provence Cedex 4
Tel. 04 42 97 15 04
Fax. 04 42 97 16 58

7.1.3. Programa CAPES/BRAFITEC

O programa de intercâmbio CAPES/BRAFITEC é exclusivo para estudantes de graduação na área de engenharia. O intercâmbio entre estudantes de graduação, brasileiros e franceses, ocorre nos dois sentidos. São fornecidas bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros nos termos vigentes na CAPES. A data limite para apresentação do projeto junto à CAPES ocorre normalmente em novembro de cada ano. Para mais informações: http://www.capes.gov.br.