4.2. Moradia em Paris e Província

Em relação aos valores é bom saber que os aluguéis parisienses são, em média, entre 20% e 50% mais caros que na Província. Se você quiser alugar um apartamento, é necessário procurar bastante e com calma. Recomenda-se perguntar sobre localização, segurança e preço a alguém que já mora em Paris e está mais referenciado, aliás como em qualquer outra cidade. Existem jornais que indicam preços, a maioria deles são disponíveis em internet. O maior é o PAP("De Particulier a Particulier"), válido em toda França. Nele, o aluguel é feito diretamente do proprietário ao locatário, sem pagar taxas de agência, e por isso os apartamentos ali anunciados são muito disputados. Devido as dificuldades de se conseguir um apartamento, você tem que ligar o mais rápido possível (o jornal está disponível no http://www.pap.fr, mas a atualização do site na véspera, a partir das 18h00. Este jornal sai toda 5a feira. Devido à grande procura, para ter alguma chance de marcar um "rendez-vous", você deve comprá-lo na 5a feira às 7h00 da manhã e ligar até 7h15 !

Outros sites imobiliários (alguns possuem jornais/revistas que são vendidos nas bancas) válidos para toda a França, são:

Para quem estiver disposto a dividir apartamento, existem alguns sites especializados em ofertas de co-locação, são eles:

No contato com o proprietário, você deverá levar um dossiê que abrange em geral: cópia de contracheque/atestado de recursos, cheque de caução, cópia do passaporte, carta do fiador e cópia dos documentos do fiador (identidade e contracheque). Todo e qualquer outro documento que possa vir a ajudar (carta de estudante, carta de recomendação de um banco, etc.) também deve ser incluído no dossiê. Faça diversas cópias dos documentos: você pode ter que deixar cópias em cada um dos apartamentos que lhe interessar.

Seja diretamente com o proprietário ou através de uma agência, normalmente exige-se : que você ganhe três vezes o valor do aluguel, dois meses de caução (que são restituídos depois que você desocupa o apartamento), e um fiador. É necessário também ter um seguro, que varia em função do apartamento que se aluga.

Atenção

Verifique se o valor do aluguel inclui as taxas ("toutes charges comprises" - TCC) e se o aquecimento ("chauffage") está incluído no valor das taxas.

Dica: Se o aquecimento não estiver incluído no preço do aluguel, é melhor optar por apartamentos que tenham "chauffage à gaz", pois o elétrico é bem mais caro! Se for elétrico, dê preferência a apartamentos entre dois andares, assim o seu apartamento será aquecido pelo contato entre os 2 andares, resultando em economia no seu aquecimento.

Para alugar através de uma agência, a concorrência é "um pouco menor" mas há uma taxa (não reembolsável), variável segundo a agência, mas que, em média, corresponde a 1 mês de aluguel. Se você já estiver em Paris ou em qualquer cidade da França, o ideal é dar uma olhada nos anúncios nas vitrines das agências dos bairros onde pretende morar. Há também agências que cobram uma taxa para fornecer listas de ofertas de moradia para os clientes. Nestes casos, alertamos não há qualquer garantia de encontrar o que se procura.

O locatário é considerado, como no Brasil, responsável pelos danos causados ao imóvel que ele ocupa, impondo-se então a realização de um seguro que garanta a habitação. Um seguro para múltiplos riscos ("Assurance Multirisques") garante:

Algumas seguradoras e "mutuelles" oferecem fórmulas de seguro "multirisques habitation" competitivas e concebidas para estudantes. O valor é calculado em função de vários critérios: lugar de residência, número de pessoas, superfície do imóvel, etc.

O "Point Logement" tem ofertas de "assurance habitation" que variam entre 10 e 60 euros, de acordo com o número de peças do apartamento e o alcance do seguro. O valor mínimo de 10 euros corresponde ao seguro de apartamento de 01 (uma) peça e cobre tão somente incêndios e danos relacionados com água. Para mais informações:

Point Logement
21, rue du Val de Grâce
75005Paris
Tel.: 01.40.46.86.73
Metro Port Royal
Aberto entre 14:00h e 18:00h

Aconselhamos as pessoas procurarem um alojamento na França antes da chegada ou que venham com uma disponibilidade relativa ao tempo para encontrar uma moradia mais adequada a sua demanda.

A seguir algums termos básicos do vocabulário imobiliário:

Dica: Fique atento, pois a maioria dos apartamentos são antigos e alguns não possuem elevador. Existem edifícios de até 7 andares sem elevador! Recomenda-se também verificar se o prédio possui "gardienne" ou "digicode", ou algum outro tipo similar de proteção na entrada do edifício contra "visitas indesejadas".

Outra possibilidade, embora difícil, devido também à concorrência com os estudantes franceses e bolsistas estrangeiros do governo francês (na ordem de prioridade), são as residências universitárias administradas pelos Centros Regionais de Obras Universitárias e Escolares (CROUS). São 28 centros regionais espalhados por toda a França, ligados ao Centro Nacional de Obras Universitárias e Escolares - CNOUS. Os endereços dos centros regionais podem ser encontrados no site do CNOUS.

Em geral, o que funciona bem é o apartamento "passado" de um conhecido a outro. Portanto, se você tem um conhecido na França, escreva-lhe pedindo para verificar se, na época da sua chegada, haverá alguém deixando um apartamento. De qualquer modo, se você vem com a sua família e ainda não tem moradia, recomenda-se que você chegue antes sozinho e providencie o alojamento antes de trazê-la, pois isso pode ser tanto rápido como pode levar alguns meses. Durante o período de busca de apartamento, tente achar um plano alternativo do tipo albergue, hospedagem na casa de amigos, hotel barato, entre outros, até achar um apartamento.

Para albergues em toda a França, acesse: http://www.fuaj.org

FIAP Jean Monnet — Albergue onde é possível conseguir vagas para temporadas curtas de 14 dias a três meses. Solicitar a vaga com bastante antecedência.

4.2.1. Outras referências para encontrar moradia em Paris e Província

American Church
65, quai d'Orsay
75007Paris
Tel.: 01.40.62.05.00
Metro Invalides

O acesso aos anúncios, feitos por particulares, é gratuito. Eles são afixados todos os dias, exceto aos domingos, às 9h00 da manhã. O ideal é sempre chegar "o mais rápido possível!". Existe também a revista do Fusac, gratuita, que sai toda quarta feira. Um dos pontos de distribuição é a "American Church". O site da FUSAC é: http://www.fusac.fr

Point Logement
21, rue du Val de Grâce
75005Paris
Tel.: 01.40.46.86.73
Metro Port Royal
Aberto entre 14:00h e 18:00h

Cobram 21 euros pela inscrição de estudantes. Você deve ir lá e verificar nos murais se há anúncios que lhe interesse. A inscrição lhe dá direito a acessar o n° do tel. do proprietário. Lembrar que ele também oferece seguro habitação como foi dito no tópico anterior mesmo para aqueles que não utilizem seus serviços de intermediação imobiliária.

CEP (Entraide Etudiante)
5, rue de l'Abbaye
75006Paris
Tel.: 01.55.42.81.23
Faz a busca de apartamentos para estudantes menores de 27 anos, mediante taxa que varia entre 7 à 15 euros.  
Das 10h às 17h.

OSE - Office de service etudiants
11-13, rue Serpente
75006Paris
Tel.: 01.55.42.80.80
Site: http://www.leclubetudiant.com
Taxa: 75 euros. A lista mais atualizada dos apartamentos só se encontra mesmo indo ao local.

CROUS - Paris
39, avenue Georges Bernanos
75005Paris
Tel.: 01.40.51.37.17
Metro Port Royal
No CROUS existe um mural onde são afixados anúncios de particulares todos os dias às 12:00h.

4.2.1.1. Residences Universitaires Privées

Geralmente são residências constituídas por studios e apartamentos pequenos. Não aceitam crianças. Alguns deles:

ARPEJ
14, rue Magellan
75008Paris
Tel.: 01.53.23.07.60

FACOTEL
28, rue d'Arcueil
Gentilly
Tel.: 01.41.98.71.73 ou 01.56.37.71.71

COMADIM RESIDENCE SERVICE
*Somente em Ile-de-France
25, rue Romain Rolland
75678Paris Cedex 14
Tel.: 01.55.48.24.24

CAPITALES ILE-DE-FRANCE
Agence Gare de Lyon
29, avenue Ledru Rollin
75012Paris
Tel.: 01.53.02.04.04

4.2.1.2. Em toda França

EUROSTUDIOMES
(18 cidades francesas)
Tel.: 08.03.33.23.32
Site: http://www.laureades.com

LES ESTUDINES
Résidences locatives pour étudiants et stagiares
42, avenue George V
75008
Tel.: 08.25.04.10.42
Site: http://www.estudines.fr/

LOGETUDES/LE CLEF
Centre pour le logement pour des étudiants de France (principalmente na região de Grenoble, Rouen e Evreux)
Site: http://www.logetudes.com/

UNION NATIONALE DES MAISONS D'ETUDIANTS
(engloba cerca de 100 Foyers e residências de estudantes)
Tel.: 01.48.05.73.62
Fax: 01.48.05.73.68
Site: http://www.unme-asso.com/

L'association Pour Le Developpement Economique Du Logement Etudiant (ADELE)
Site: http://www.adele.org

Por fim, não hesite em acessar a lista de discussão da APEB, onde sempre aparecem anúncios de moradia. Você pode também trocar dúvidas e receber orientações sobre seu caso específico. Caso você ainda não seja participante da lista e dela desejar fazer parte, envie um e-mail para: