Capítulo 4. Moradia na França

Índice
4.1. Cité Internationale Universitaire (em Paris)
4.2. Moradia em Paris e Província
4.3. Auxílio-Moradia

Achar um lugar para morar durante a estadia na França não é uma das coisas mais fáceis deste mundo, mas também não é impossível. Em regra geral, encontra-se um pouco mais de facilidade na Província que em Paris. Mas mesmo na capital francesa, você tem grandes chances de encontrar o apartamento ideal se tiver persistência e uma boa rede de informações. Abaixo, você encontra um bom resumo de informações sobre moradia. Bonne chance!

4.1. Cité Internationale Universitaire (em Paris)

Se você não conhece nada em Paris, uma boa opção é ir para a CIUP Cité Internationale Universitaire de Paris (site oficial: http://www.ciup.fr, monótono como dizem os moradores; e um mais interessante no que concerne à vida na cité, http://www.cite-u.com). A CIUP é um conjunto arquitetônico que abriga atualmente 37 casas de estudantes de diversas nacionalidades. Cerca de 5000 estudantes, estagiários e pesquisadores vivem no campus da "Cité" — como é chamada pelos residentes.

Você deve solicitar uma vaga com antecedência. Se você vier para o início do ano universitário, em setembro/outubro, o prazo vai de 01 de abril a 31 de julho. Há quem sugira entrar com o pedido até 30 de abril (fonte: http://www.cidj.asso.fr). O residente pode ser enquadrado na categoria de estudante, estagiário, "professor-assistente" ou "pesquisador-assistente". O pedido de admissão para as 3 últimas categorias pode ser feito em qualquer período do ano. Os formulários podem ser adquiridos e preenchidos pela internet no próprio site da CIUP.

Cada residência da CIUP possui certa autonomia administrativa. Como cada "Maison" possui ainda particular nível de conforto (estrutura da casa, tamanho do quarto), os preços cobrados entre elas variam. Para todos os casos, é preciso prever uma caução, que pode equivaler ao valor da primeira mensalidade.

Se você tiver mais de 30 anos (além de pelo menos 2 anos de exercício profissional na área na qual se propõe a trabalhar na França), será classificado como estagiário ao invés de estudante, pagando assim tarifas mais caras, em torno de 20%. O mesmo vale para aqueles que tenham trabalhado mais de dois anos antes de pedir moradia, e declararem o fato. Segundo as regras da CIUP, o estudante tem direito a renovar seu pedido de moradia anual por duas vezes; os estagiários e professores-pesquisadores, somente uma vez. Se você quiser conhecer tarifas, categorias de residentes e condições de admissão da CIUP, acesse: http://www.ciup.fr/hebergement/.

O tamanho dos quartos individuais fica entre 8 e 16m2, alguns com ducha no interior. Há banheiros e cozinhas coletivas em cada andar. Algumas casas possuem apartamentos duplos para casais, com banheiro e cozinha no interior. Para os casais com filhos, é importante fazer a declaração no formulário. Nem todas as casas aceitam crianças entre residentes.

Você deve solicitar a vaga entrando em contato diretamente com a casa de sua nacionalidade, a "Maison du Brésil". Com efeito, toda solicitação feita através do site da Cité Internationale (CIUP) é automaticamente encaminhada à Maison du Brésil, que é de fato a única porta de acesso à Cité para os brasileiros (a presença de brasileiros em outras Maisons da Cité só é possível por intermédio da Maison du Brésil). Sendo assim, você deve optar: "ou" solicitar a vaga à CIUP "ou" diretamente à Maison du Brésil. O velho ditado do "quanto mais melhor" não vale aqui e evita que você tenha possíveis problemas com a dupla tramitação do pedido.

A Fondation Franco-Brésilienne, também chamada "Maison du Brésil", foi construída em 1959 e inteiramente restaurada recentemente, em 2000. O prédio, concebido pelos arquitetos Lúcio Costa e Le Corbusier, está inscrito no inventário dos monumentos históricos franceses desde 1985.

Na Maison du Brésil, todos os quartos possuem ducha e somente alguns deles incluem WC. Crianças não são, a princípio, admitidas. Para conhecer tarifas, critérios de admissão exigidos, regras específicas da Maison du Brésil, os contatos são:

Fondation Franco-Brésilienne
7 L, Boulevard Jourdan
75014Paris
Tel.: (33 1) 58 10 23 00, para quem liga do Brasil. (fala-se português na recepção)
Fax: (33 1) 45 81 36 60
E-mail: 
Site: http://www.maisondubresil.org

O nível universitário mínimo dos estudantes que pretendem ser admitidos na CIUP é o equivalente de diploma de deuxième cycle na França (o diploma de bacharel no Brasil já é suficiente). Outra condição é estar inscrito em universidade ou estabelecimento de ensino superior situado em Ile-de-France (Paris, Créteil e Versailles).

É possível conseguir residência na CIUP por curtos períodos, seja um, dois ou seis meses. É possível ainda conseguir vaga durante o verão. Para maiores informações sobre estas categorias, acesse: http://www.ciup.fr/hebergement/cics/sejour.htm

Dica: A interação cultural e esportiva é uma dos pilares da vida da Cité. Neste sentido, "dizem" que a administração da CIUP costuma dar uma certa preferência para pessoas que pratiquem esportes ou que participem de alguma atividade cultural, tais como: toquem instrumentos musicais, façam teatro etc. Logo, se você faz alguma destas atividades, não esqueça de mencionar na Carta de apresentação ao Diretor da CIUP. Tal carta é um dos documentos que deverão ser anexados ao formulário de pedido de vaga.

Algumas vantagens da Cité Universitaire.

  • É mais fácil conhecer pessoas de diversas nacionalidades, fazer amigos e "aquecer" o inverno triste de Paris. Além disso, existem muitos brasileiros;

  • As taxas de eletricidade, água e aquecimento estão incluídas no preço do quarto;

  • Não se exige fiador;

  • Algumas casas possuem serviços de limpeza no quarto, máquinas de café, refrigerante, bolinhos;

  • Há muitas festas e diversos eventos culturais, tais como teatro, espetáculos, etc.;

  • Há cerca de 50 esportes que podem ser realizados. Tarifas (valores anuais) para Estudantes: 95 euros; Outras categorias: 250 euros.

Algumas desvantagens.

  • Existem certas regras para se receber visitas, fazer reuniões no quarto, etc. Cada casa tem suas regras internas;

  • É necessário, conforme a estrutura da casa e do conforto do quarto, dividir o WC e a ducha (banheiros coletivos em cada andar) com outros residentes.