2.4. Conta bancária

O Banco do Brasil em Paris tem como política ser um banco de investimentos e não um banco para pessoas físicas (em razão disso, as taxas para pessoas físicas são consideráveis). O Banco do Brasil na França não fornece cartão de crédito para saques fora da agência (caixas automáticos) ou compras.

Outra opção é de abrir uma conta em um banco europeu, o que é feito pela grande maioria dos brasileiros. É um procedimento simples, necessitando na maioria dos casos apenas da apresentação de um documento de identidade, um atestado de residência, um documento que comprove renda (em euros) e, em alguns casos, um pequeno depósito inicial. Você terá direito ao talão de cheques e ao cartão do banco (carte bleu), nacional ou internacional, para saques em caixas automáticos e compras.

A princípio, os bancos na França são tolerantes em relação a um problema esporádico de "estouro" do limite permitido (geralmente o limite negativo corresponde a metade da renda declarada). Mas, atenção, isso é tolerado quando o "conselheiro" da conta é prevenido pelo correntista. Um cheque devolvido por falta de fundos faz com que a pessoa perca imediatamente o direito de emitir outros cheques e usar o cartão de crédito até que a situação seja acertada. O problema tem que ser resolvido num prazo máximo de um mês, caso contrário será aberto um processo, e a pessoa ficará, por alguns anos, impedida de ter conta bancária.