1.8. Remessa de salários e de outras rendas permitidas

Uma maneira para se remeter dinheiro do Brasil para a França é fazer isso através do Banco do Brasil. O custo aproximado é de 25 euros por operação. Uma das formas é via instrução de transferência de dinheiro do Banco do Brasil para um banco na França, e outra é utilizar o cartão internacional do Banco do Brasil (Ourocard Visa Electron) para saque em caixas eletrônicos na França.

Outros bancos internacionais tem taxas mais baratas, cobrando um valor fixo para um número ilimitado de transferências, como o Citibank por exemplo. Recomenda-se a consulta a vários bancos com agência no Brasil e na França, antes da viagem. Por exemplo, procure os bancos europeus Credit Lyonnais, BNP Paribas, ABN-Amro, Santander, HSBC, etc.

Uma boa maneira de não pagar taxas é manter ativos um ou dois cartões de crédito internacionais em sua agência bancária no Brasil. Você os utiliza na França normalmente, para fazer compras de supermercado, por exemplo. Seu(s) procurador(es) no Brasil pagam a conta, uma vez que ele(s) tem (têm) acesso a sua conta bancária. Verifique se seu limite de crédito para compras no exterior está num nível adequado, lembrando que a vida na Europa é bem mais cara que no Brasil. A principal desvantagem, além de "perturbar" seu procurador, talvez seja a perda na conversão de moedas. Procure informar-se sobre isso junto a sua companhia de cartão de crédito.

Você pode enviar para o Brasil, ou receber dinheiro na França, por meio de empresas especializadas em transações internacionais, como a Western Union ou a MoneyGram, que mantém acordos com bancos diversos, porém a APEB-Fr não dispõe de meios para verificar a idoneidade ou a conveniência de utilizar tais serviços.